Au Pair - Visto J1 Aprovado!



I GOT MY VISA!

Esse post é uma mistura de alegria e medo. Pois é, não sei explicar!

Estive em São Paulo por dois dias no final de março para colher as digitais e ter a tão temida entrevista no consulado. No Casv, 1º dia, aproveitei e passei na Liberdade e na 25 para comprar alguns presentes para a host family (que é assunto de outro post) antes mesmo de ter o visto aprovado. No dia seguinte, foi minha entrevista, que estava prevista para as 10h45 porém consegui entrar antes e sai quase 11hrs.

O Consulado Americano de São Paulo é um lugar enorme, com um prédio enorme, que fica na região do Brooklyn coincidencia, não? Lá iniciam-se os atendimentos por volta das7:30 e desde muito cedo o movimento é grande! Como estava quase do outro lado de São Paulo e com receio dos temidos congestionamentos, sai cedo para lá e cheguei eram 8:30 para minha entrevista quase 11hrs.

Desde o primeiro contato você percebe que ninguém está lá para brincadeira. Os seguranças sempre estão monitorando tudo, o entra e sai constante de gente que esqueceu documentos, ou precisa deixar algum pertence lá fora. Não levei nada mais que meus documentos e passaporte, deixando bolsa, carteira e celular com minha família.

A pior parte de tudo é as inúmeras filas, sendo uma para aguardar para verificar documentos, outra por horário agendado e separação de documentos, uma para a revista quase igual de aeroporto e aí você anda por alguns minutos até chegar a ala das cabines de entrevista. Lá existe mais uma fila e é nela onde pode-se passar horas de espera.

Por alguma razão (depois perguntei pra consul e ela também não sabia) recebi um cartão verde escrito “Intake” logo após a conferência dos meus documentos na entrada. Fiquei me perguntando se aquilo diferenciava meu visto, mas não fazia tanto sentido.

Cabine 18, mulher.
Tinha acabado de negar visto de turista de um casal, e enchido uma moça antes deles de perguntas (mas aprovado o visto)

C: Bom dia, tudo bem?
G: Bom dia, tudo sim e você?
C: Bem também. Fala inglês?
G: *nervosismo bateu e respondi* Yes
C: What are you going to do in US?
G: I’m going take care of ... children, will live in ... an easy way to New York.
C: Great! Are you talking with the family?
G: Yes, we have been talking once a week by Skype and message
C: What are your plans when you come back?
G: I’m going to start a degree of International Relations
C: Degree or master?
G: Degree. I’m currently a Technical Business Administration

Ela começou a falar sobre meus direitos, tudo em inglês, me entregou um folheto sobre os meus direitos de trabalhadora nos US e quando tive brecha perguntei sobre o cartão verde e ela até riu falando que ela não entendia o porquê davam também. Aí do nada:

C: Visa approved. Have a nice trip!

Eu nem preciso dizer que sai pulando de alegria, né? Voltei contente para casa, rindo de tudo...

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Au Pair - Entrevista Cultural Care + Preenchendo Application

Au Pair - Perguntas para Skype com a Host Family

Au Pair - Como é a plataforma / site da Cultural Care